Pesquisar este blog

sábado, 14 de setembro de 2013

Barcelona para crianças - o destino preferido de Loly!

Oi pessoal,
Hoje eu vou falar de um dos destinos preferidos da minha filha. Não, não é a Disney... É simplesmente BARCELONA!
Eu e meu marido começamos a planejar uma viagem à Europa e era o sonho dele ir a Barcelona. Comecei e me preocupar com o que faríamos lá e o que teria que planejar para atrair a atenção e deixar essa cidade atrativa para uma criança.
Chegamos à noite, depois de uma conexão em Lisboa. Fomos para o hotel Portal del'Angel http://cataloniaportaldelangel.barcelonahotels.it/ no centro de Barcelona. No bairro gótico. Passamos uma noite maravilhosa e na manhã seguinte saímos para tomar um bom café da manhã e iniciar nossos passeios. Comemos um sanduíche maravilhoso, com o suco de laranja mais doce que já tomamos em toda a vida!!
Pegamos um mapa que encontramos no Hotel e fomos andando... O bairro gótico já é encantador por si só! Loly estava extasiada com aqueles prédios medievais, gárgulas no telhado e ao mesmo tempo, todo aquele movimento urbano e atual. Chegamos à Catedral de Barcelona. Linda! Enorme e imponente! Acho importantíssimo que as crianças tenham uma maquina fotográfica para que possam ter lembranças dos passeios pelo seu ponto de vista! E Loly foi descobrindo cada canto da Catedral. De lá, seguimos para a Praça da Catalunya. Foi ai que pude perceber, como toda a minha preocupação era desnecessária. Barcelona era linda e Loly era uma criança. Ou seja... Nada poderia dar errado nessa mistura! Nesta praça comprei um saco enorme de comida para aves por 1 euro e Loly passou um dos momentos mais legais alimentando os pombos da praça! Eles estavam em toda parte, sobre suas pernas, nas suas mãos... Voando e voltando! Foi mágico! E simples... O que mais encanta as nossas crianças do que momentos de simplicidade e natureza?
De lá seguimos passeando pelo Passeig de Gracia, uma avenida cheia de restaurantes magníficos, lojas divinas e chegamos rapidamente, sem nem perceber, à Casa Battló e um pouco mais à frente chegamos à Casa Milà, uma das maiores obras de arte de Gaudi. É a famosa "La Pedrera"! Sentamos um pouco para poder contempla-la.
Compramos uns "belisquetes" e seguimos para o Park Güell. Até aqui, tudo foi feito a pé. Daqui, pegamos um taxi, pois o parque é no alto e o metrô não nos levaria até lá. Este é um grande parque urbano com elementos arquitetónicos belissimos. Tudo ali era obra de arte! Aliás, é assim em Barcelona - um museu a céu aberto! Lá passeamos, vimos a casa de Gaudi, subimos e descemos escadas, ouvimos uma bandinha super diferente, que tocava alegremente para quem passava nas trilhas... Paramos para fazer um pique-nique (lembram-se dos belisquetes?) na parte mais alta do Parque. Olhando para a belíssima cidade de Barcelona, vendo até o mar Mediterrâneo! Na descida aproveitamos para as fotos! 
À noite... Las Ramblas!  "Rambla" é o nome que se dá a um tipo de rua larga e com grande movimentação de pedestres típica da Espanha. A mais conhecida das ramblas é Las Ramblas, ou La Rambla, que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho. Tudo encantador, uma quantidade inimaginável de pessoas indo e vindo! Bares, restaurantes, desenhistas, vendedores de todos os tipos, musicas, cheiros, sons... Foi ai que escolhemos nosso passeio do dia seguinte! 
Acordamos e fomos descobrir outro local encantador para o café da manhã. Opções não faltam! Seguimos por Las Ramblas até a praça do Portal da Paz, onde fica o Monumento a Colón (nosso Colombo), apontando para o mar. Foi dai que vimos e visitamos o Museu de História da Catalunya, o museu Naval e a área conhecida como Porto Velho. Dai surge uma enorme "ponte" chamada de Rambla do Mar. Percorrendo sua extensão, chegamos a um grande Shopping chamado Maremagnum e, por trás dele há um parque e o Aquário de Barcelona - Ok! "Programa do dia seguinte" à vista!! 
Seguimos de metrô para visitar a Sagrada Família. Esta imponente igreja foi desenhada por Gaudi e é considerada por muitos críticos como sua obra-prima Seu projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudi no ano seguinte. Foi a ela que Gaudi dedicou seus últimos 40 anos de vida. Mas a estrutura permanece inacabada (em obras) e com término previsto  para 2026. Fizemos umas comprinhas na praça em frente à Igreja e seguimos em direção à Montjuice, uma montanha bem no meio da cidade de Barcelona.
O Castelo de Montjuice é um ponto que merece um bom tempo para contemplação. Vale a pena olhar para cada parte dele, assim como para a vista que se tem de lá. Seguimos para o Estádio Olímpico e El Poble Espanyol, onde pudemos comprar alguns souvenirs a preços bem camaradas. Foi ai que jantamos.
No terceiro dia logo pela manhã: Aquário de Barcelona L'Aquarium de Barcelona | Sumérgete en el Mediterráneo. Foi realmente um mergulho no Mediterrâneo, embora existam ambientes que remetem a todos os climas e mares do mundo! Há um túnel, coberto de água, onde podemos ver tubarões, arraias gigantes e peixes-lua por todos os lados e também sobre as nossas cabeças. Na parte superior há uma área chamada "Explora" onde Loly pode ver pinguins, passar por dentro de uma cachalote, mexer nos controles de um submarino e escorregar pela garganta de um peixe!! Enfim, foi fantástico!! Recomendo e pretendo ir de novo!
Na saída paramos em um pequeno conjunto de brinquedos infantis, como um pague de diversões itinerantes e Loly se divertiu ainda mais! A fome estava chegando e era hora de realizar o desejo do Papai - La Boqueria, o mercadão de Barcelona (http://www.boqueria.info/). E tudo se coloriu de novo! Frutas enormes, lindas, apetitosas... Barracas de sucos naturais, biscoitos, massas... Cheiros, azeites, especiarias... Mariscos vivos, entrando e saindo das conchas! Esse passeio nos rendeu uma refeição magnifica e fotos fora do comum! À tarde decidimos visitar o Camp Nou - estádio do Barcelona, grande paixão da cidade e a Torre Agbar.  Na volta paramos para comer Pinchos em um lindo restaurante (desculpem, eu não encontrei o nome) em uma transversal do Passei de Gracia. Conhecemos essas delicias em Barcelona e nos divertimos muito! A idéia é simples e maravilhosa, a gente vai ao balcão e se serve: pincho é um pedaço de pão com vários tipos de cobertura - queijos, mariscos, chorizo, presunto, molhos... tem pinchos quentes e pinchos frios. Pinchos salgados e até pinchos doces! Loly se apaixonou pelos de queijo brie.  No final, a conta vai depender de quantos palitos tem na sua mesa! Sim! Pois cada pincho tem um palitinho, para segurar o "topo" e para auxiliar a conta. Foi uma experiência muito legal! 
No dia seguinte, como já estávamos muito cansados, pegamos um ônibus tipo City sightseeing http://www.city-sightseeing.com/tours/spain/barcelona.htm para visitar os pontos turísticos mais distantes que ainda não tínhamos visitado. Foi quando vimos o Porto Olímpico, a praça de Touros, e as praias! Ah... Barceloneta!
Na volta tivemos um tempinho para bater nosso cartão de ponto no Hard Rock Barcelona (vamos a tooodos, sempre!) e à H&M http://www.hm.com/es/, garimpar pecinhas em promoção!valeu a pena, viu?! Alias, a H&M vale a pena sempre! É só ter paciência pra ver o que vale a pena! 
Voltamos ao restaurante da noite anterior, para fechar com Pinchos, nossa estadia nessa cidade deslumbrante. Barcelona é, sem duvida, inesquecível e faz parte dos nossos planos, voltar em breve! Muito breve! 

Um comentário:

  1. Barcelona é minha segund casa e mostrar esse paraíso aos meus filhos foi um sonho... O Rafa amou as obras de miró... Tem post lá sobre passeios e comidas para crianças em Barça lá no blog. Bjssss

    ResponderExcluir