Pesquisar este blog

sábado, 6 de setembro de 2014

PID - Permissão Internacional para Dirigir

Depois que eu postei a foto da minha PID no instagram, algumas pessoas me escreveram com dúvidas em relação à PID (Permissão Internacional para Dirigir). Vamos então às respostas…

O QUE É A PID? 

DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito lançou em abril de 2006 o novo modelo de Permissão Internacional para Dirigir (PID). O modelo segue o padrão estabelecido na Convenção de Viena, firmada em 08 de novembro de 1968 e promulgada pelo Decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981. A PID poderá ser utilizada em mais de cem paises, porém não substitui a CNH no território nacional.
Antes da padronização da Permissão Internacional para Dirigir ficava a cargo dos órgãos e entidades executivos de trânsito a elaboração e expedição da permissão. Com a PID o Denatran padroniza o modelo do documento. As informações dispostas na PID estarão descritas na língua portuguesa e nas preconizadas na Convenção de Viena. 
Para obter a permissão o condutor deverá possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devendo esta estar vigente. O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação (apenas carros, carros e motos ou veículos maiores) e as restrições médicas (uso obrigatório de óculos, por exemplo!) são os mesmos referentes a CNH e na hipótese de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor a mesma deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação. Desde abril de 2006, o novo modelo pode ser retirado nos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal e a cargo deles ficará a responsabilidade de determinar o valor da expedição do documento, portanto há diferença entre os valores praticados em cada estado da Federação.

QUAIS PAISES ACEITAM A PID?

- PAISES SOB PRINCÍPIO DE RECIPROCIDADE: Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

- PAISES SOB TRATADO DE VIENA: África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro – Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

COMO FAÇO A MINHA PID?

    Primeiramente você precisa ter a CNH válida. A partir dai procuro o Detran da sua cidade com a sua CNH e um comprovante de endereço. Dando entrada no protocolo, paga-se a taxa e, no prazo retornar ao Detran para buscar sua PID. A foto da PID será a mesma da sua CNH, assim como a sua validade. Já falei antes que o valor varia muito de um estado para outro. Aqui na Bahia, custou cerca de R$80,00 mas andei pesquisando e já li que existem estados nos quais ela custa R$190,00.

OBSERVAÇÕES:

  • Nos EUA e em Portugal nunca me pediram a PID, mas acho melhor tê-la sempre;
  • As informações dispostas na PID serão impressas em 7 (sete) idiomas: português, espanhol, francês, inglês, russo, alemão e árabe;
  • Paises que não assinaram a Convenção de Viena (por exemplo a China), requerem uma autorização própria para que o turista possa dirigir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário