Pesquisar este blog

domingo, 17 de novembro de 2013

Sintra, Cascais, ÓBIDOS E PORTO - O belíssimo interior de Portugal (Parte 2)

Depois de um bom tempo, estou conseguindo escrever agora sobre a nossa chegada em Óbidos. De todas as surpresas que já tivemos em viagens, com certeza Óbidos foi a melhor delas.
A primeira vez que ouvi falar desta vila medieval perdida no tempo foi por um amigo da família, que me falou da incrível sensação de andar por sobre sua muralha. Iniciei então meu processo de "prospecção" e Óbidos virou minha meta!!
Óbidos é uma vilazinha, circundada por uma grande muralha, com 95 casinhas brancas com faixas azuis e flores, em seu interior. Quando foi tomada dos Mouros, ela foi dada de presente de casamento à sra. Izabel de Aragão. Até a história de Óbidos é linda!
Chegamos à noite e fomos fazer o check-in no hotel escolhido. Apesar de ter uma "queda" pela pousada do Castelo (fica em uma das torres da Muralha, ou seja, no Castelo), nos encantamos pela experiência de passar a noite em estilo medieval. Ficamos no Hotel Real D'Óbidos, um hotelzinho muito charmoso, onde a decoração é perfeita e os funcionários se vestem como vassalos, em meio a lareiras, lanças, armaduras, escudos e espadas. Recebemos a chave do quarto e ela media uns 20cm. A cama com dossel me fez imaginar como seria o banheiro... Seria medieval?? RISOS... O banheiro era um dos mais lindos que já vi, moderno e com itens de toucador de altissima qualidade. AMEI!!!
Tomamos um delicioso banho e saimos para iniciar nosso passeio pela Vila.
Passar pela muralha foi uma viagem no tempo. Era uma noite agradavelmente fria (outubro) e estávamos encantados com tudo. As casinhas brancas, as ruas de pedra, uma música alegre que vinha de algum restaurante e nós perambulando ruas acima e abaixo. Subi a escada e fui até o topo da muralha com Loly. A visão foi deslumbrante e me fez desejar que a manhã seguinte chegasse para que pudéssemos desfrutar daquela vista com o sol! Descemos e fomos jantar. Meu pai descobriu que a música vinha de um restaurantezinho modesto mas aconchegante. Entramos e fomos nos esquentar com umas doses de Ginja, a bebida símbolo de Óbidos. É um licor feito com a fruta Ginja, parente da cereja, que é delicioso e inesquecível! Para jantar comemos queijo Serra da Estrela e calabresa portuguesa assada na mesa!! Sim!! Em uma espécie de travessa, onde se coloca cachaça embaixo, acendemos e assamos a calabresa! Tudo lindo, tudo gostoso e tudo encantador!! Loly amou as novidades...
Dormimos o sono dos justos em camas de um conforto indescritível e no dia seguinte tomamos café em um salão digno de filme. Uma mesa muuuuuito comprida, com vários tipos de pães, geléias, bolos, frutas, biscoitos, queijos, sucos, cafés, chocolate e... CHAMPANHE!!
Voltamos para explorar a cidade iluminada pelo sol e percorrer a muralha. Subimos por uma das escadas e pudemos contemplar a vista do vale, do aqueduto, das lavouras próximas... Fomos a uma das extremidades, onde há ruinas de torres, onde subimos e tiramos as fotos mais lindas da minha vida. contornamos toda a cidade e descemos pela torre do Castelo (Pousada do Castelo). Passamos pela Igreja de São Pedro e fomos descendo a rua Direita, onde há uma porção de lojinhas onde se compra souvenirs e ginja!! Passamos pelo museu municipal, pelo Pelourinho, Chafariz do Poço... O dia foi passando e já foi nos dando um aperto no peito. Encontramos um dos moradores, um senhor de seus 80 anos, que fez questão de parar e nos cumprimentar, brincou com Loly, nos contou que morava ali desde que nasceu, que mora em uma linda casa em frente de onde estávamos, que adora brasileiros... Teríamos que deixar Óbidos, pois planejamos almoçar em Porto. Mas juro que foi difícil.
Mais uma vez, as rodovias ajudaram a nem notarmos os 242km que nos separavam do nosso próximo destino. Chegamos a Porto e fomos deixar nossas malas no nosso hotel, o Hotel Carris Porto Ribeira - Carrís Hoteles. Amamos, pois a localização é excelente e tudo muito moderno. Descemos a rua e chegamos na Ribeira, onde pudemos ter ideia da beleza de Porto e da sua vizinha e não menos encantadora Vila Nova de Gaia. Paramos em um dos restaurantes e degustamos deliciosos bolinhos d bacalhau com um verdadeiro vinho do Porto em Porto!! Loly adorou alimentar e brincar com pombos na beira do rio. Depois do almoço atravessamos a ponte Luis I e fomos dar uma voltinha em Gaia e conhecer algumas das suas Caves de vinho do Porto. Conseguimos visitar o Museu da Casa Sandeman e a :: Real Companhia Velha :: Vinho do Porto Vinho de Mesa Vintage. Normalmente esses passeios devem ser agendados, mas tivemos sorte e conseguimos entrar na turma seguinte nessas duas grandes Caves. Engana-se quem pensa que os pequenos não curtem, Loly adorou ambos os passeios. Dei-lhe uma máquina fotográfica e ela foi se encantando com os barris, com a data em cada um deles e no final, na hora da degustação, ela também foi presenteada com uma taça de suco de uva, para brindar conosco!  Jantamos em Gaia, atravessamos a ponte de volta e decidimos aproveitar o restinho de energia que tínhamos para subir e descer o Funicular dos Guindais, que liga a Ribeira do Porto à Cidade Alta. Não passeamos, apenas subimos e descemos para aproveitar a vista (2 euros subida + 2 euros descida, preço salgadinho, mas vale a pena, pois é liiiiiiindo!!)
O café da manhã do Carris é maravilhoso. Logo depois saimos para a margem do rio Douro para um passeio de barco, com a Cruzeiros no Douro, a Melhor oferta em passeios de barco no rio .... que custou 10 euros por adulto e é grátis para crianças até 10 anos. Num barco lindo, tipo os que transportavam os barris de vinho do Porto, pudemos navegar pelas águas calmas do Douro até a sua foz, conhecendo as suas seis pontes: Ponte Luis I (inaugurada em 1886, projeto do sócio de Gustave Eiffel), a Ponte Maria Pia (de 1877 pela empresa Eiffel Constructions Métalliques, foi a primeira ponte ferroviária a unir Porto a Gaia), a Ponte de São João (construída em 1991 para substituir a Maria Pia), a Ponte da Arrábida, a Ponte do Freixo e a Ponte do Infante (que é a mais nova). Esse passeio durou uns 50 minutos e nos rendeu belíssimas fotos. Voltamos pra Gaia para conhecer outras Caves menores: a Croft, a Calém e a Quevedo, onde pudemos degustar vinhos maravilhosos e chocolates Godiva para acompanhar. Precisa dizer que Loly amou?? Depois fomos finalmente ao Teleférico de Gaia, de onde pudemos contemplar ambas as margens do Douro, suas casinhas coloridas, seus barcos de um estilo próprio, suas pontes... Foi uma beleza de passeio! Nos impressionou e deixou Loly caidinha por Porto! Lá no alto, no Jardim do Morro, passeamos e nos deixamos ficar olhando aquele lindo lugar, aquela gente simpática e que gosta de conversar, de falar da sua vida e de contar lindas histórias dali. Descemos para almoçar no Ar do Rio, na beirinha do Douro (ah! sempre o Douro), onde gaivotas queriam dividir com Loly as suas batatinhas fritas. Ficamos por lá até mais tarde e voltamos pela ponte, olhando para Gaia com a carinha triste de quem se despende sem querer. Em Porto tomamos um café com pães doces e fomos dormir, pois no dia seguinte partiríamos de volta para Lisboa e então para casa, no Brasil.
Enfim... Um país tão pouco valorizado quando se pensa em turismo, nos deixou fascinados, apaixonados, com belas recordações e muita vontade de voltar.